Dossiê Somália

República Federal da Somália

Comitê: Convidado

 

somalia

 

A República Federal da Somália localiza-se no Chifre da África, sendo banhada pelo Oceano Índico e pelo Golfo de Áden. Possui fronteiras com o Djibouti a norte, a Etiópia a oeste e o Quênia ao sul. Reconhece-se aqui, como Somália, o governo federal somali, firmado sob a constituição adotada em 1 de agosto de 2012. Seu presidente é Hassan Sheikh Mohamud, eleito pelo parlamento somali em 10 de setembro de 2012, em dois turnos, na cidade de Mogadíscio. Considerou-se, assim, o fim do governo de transição, o que representou um marco no conflito civil que assola o país.

O governo federal somali recebe o apoio da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) para lutar contra as facções rebeldes em seu território, sendo a favor da missão neste contexto. Recebe também apoio da Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM), que objetiva colaborar na reconstrução de seu governo e instituições políticas –lembrando, aqui, que a UNSOM não se trata de uma missão armada, apenas política, ao contrário da AMISOM. Além disso, o exército e a política somali recebem treinamento de membros da AMISOM e de outros países, como França e Nigéria. Desta forma, o governo é a favor das missões que hoje atuam em seu território.

Em relação às missões de assistência humanitária, os somalis se declaram favoráveis. No entanto, percebem-se grupos, como a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras, se retirando o território somali, devido à hostilidade oferecida pelas facções locais. O governo federal busca apoio também para propiciar a atuação das mesmas em seu território, levando-se em consideração a capacidade das mesmas de reduzir o sofrimento do povo somali em meio ao conflito.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU).Security Council extends mandate of African Union Mission in Somalia, requests increase in troop strength. Disponível em: <https://www.un.org/News/Press/docs/2013/sc11172.doc.htm&gt;. Acesso em 18 de abril de 2014.

 

ELEIÇÃO DE NOVO presidente da Somália encerra oito anos de transição política, afirma Ban Ki-moon. In: ONU BR, 12 de setembro de 2012. Disponível em: <http://www.onu.org.br/eleicao-de-novo-presidente-da-somalia-encerra-oito-anos-de-transicao-politica-afirma-ban-ki-moon/&gt;. Acesso em 18 de abril de 2014.

 

SOMÁLIA: CONSELHO de Segurança da ONU estende mandato e autoriza aumento de tropas da União Africana. In: ONU BR, 13 de novembro de 2013.Disponível em: <http://www.onu.org.br/somalia-conselho-de-seguranca-da-onu-estende-mandato-e-autoriza-aumento-de-tropas-da-uniao-africana/&gt;. Acesso em 14 de abril de 2014.

Deixe um comentário

8º Encontro Consultivo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Conselho de Paz e Segurança da União Africana- Intervenção e reconstrução da Somália

UNODC - MINIONU 15 Anos

Blog Oficial do UNODC - MINIONU 15 Anos

COP 2030 MINIONU 15 Anos

Página oficial do comitê Conferência das Partes 2030 - Os desafios da sustentabilidade de nosso planeta, presente no 15° MINIONU.

CGP 421 a.C. - MINIONU 15 ANOS

As negociações de paz do Tratado de Nícias

UNCED 1992

MINIONU 15 ANOS

Organização para Segurança e Cooperação na Europa 2015 - MINIONU 15 ANOS

Endereço Oficial do Comitê da Organização para Segurança e Cooperação na Europa no MINIONU 15 Anos da PUC Minas

FOCAC, 2006 - MINIONU 15 ANOS

Fórum de Cooperação China e Africa, comitê MINIONU 15 anos

CSNU (2011) - 15º MINIONU

Blog del Consejo de Seguridad de las Naciones Unidas - 15º MINIONU

CPAR 2007

Conferência de Paris de 2007 sobre Crianças-Soldado

CNUOI 1945 - MINIONU 15 ANOS

Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional

CLEA 2003 – MINIONU 15 ANOS

Conselho da Liga dos Estados Árabes - Reunião emergencial sobre a crise no Iraque

OEA - MINIONU 15 ANOS

Revisão de 03 Objetivos do Milênio para contexto indígena

CSNU & CPSUA - MINIONU 15 ANOS

8º Encontro Consultivo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Conselho de Paz e Segurança da União Africana- Intervenção e reconstrução da Somália